segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

2008: um ano para muitas fantasias e disfarces

Everton Maciel

Esse ano é especial. É um ano de múltiplas fantasias para nós, que insistimos em habitar esse pardieiro que chamamos de Brasil.

Em fevereiro, todos, sem exceção, estaremos sendo disfarçados de sambistas... afinal, é carnaval! Uma festa nacional, que nada tem a ver com a cultura regional, mas que serve para a alemoada deprimida encher a cara, sem fazer nada de útil.

Depois, tem Olimpíadas, em Pequim, no outro lado do Mundo. Sabe que momento é esse? É o momento de nos disfarçarmos de “patriotas”! É quando o brasileiro se disfarça (pasmem!) de “brasileiro”! Bandeiras, e roupas nas vitrines, salientarão uma nação que não existe: um povo que ama sua pátria.

Depois, em meio à ressaca das Olimpíadas, a campanha eleitoral para câmaras de vereadores e prefeituras tratará de nos disfarçar de “cidadãos”! Acreditem, seremos disfarçados de cidadãos! Todos os nossos problemas serão resolvidos até outubro. Teremos escolas disfarçadas como sendo de “primeiro mundo”. A segurança pública não será um problema de Estado, será disfarçada de “prioridade”. A saúde pública receberá um disfarce positivo por parte daqueles que buscam a reeleição ou a colocação dos seus sucessores. Curioso é que a mesma saúde pública terá um disfarce negativo da oposição.

No reveillon de 2009, todos nos disfarçaremos de “otimistas”. Vamos mandar mensagens nos desejando prosperidade, paz, saúde e essas coisas.

Quando a ressaca acabar, voltaremos a ser aquilo que realmente somos: contribuintes. É a vez do IPTU, IPVA, DPVAT, IOF, Cofins, IPI, etc...

Feliz 2009 para você! 2009 será especial. Não tem Copa do Mundo, nem Olimpíadas!

Nenhum comentário: