segunda-feira, 7 de maio de 2007

Ler é preciso

Jonas Silva

A Associação dos Escritores de Três de Maio (Atmes), município do noroeste gaúcho, lançou durante a Expofeira do Agronegócio a livro Colhendo Emoções. Uma obra de contos e poesias de autores três-maienses e do 4º Concurso Literário organizado pela Atmes. O livro encerra a série emoções e anuncia o ingresso em uma nova etapa “porque a vida é um ciclo de eterno começo”, como define a apresentação da obra.

A dedicação dos autores três-maienses em publicar seus escritos, e de abrir espaço para o surgimento de outros escritores é louvável pelo significado da atitude. Não faz sentido acender uma vela para colocá-la debaixo de uma mesa! Assim também, as palavras não cumprem sua missão se ficar guardadas, sem oportunizar a todos desfrutá-las. Se o escritor escreve porque não pode agir, muitos só agem porque as palavras escritas os encorajam para ação. Assim como a vela acessa, as palavras têm a missão de iluminar o caminho de quem, por vezes, se sente nas trevas.

É sem dúvida, por meio das palavras escritas, que os fatos são registrados e eternizados como história. Primeiro pelo jornal, que todos os dias ou todas as semanas, trás os fatos recentes mais importantes. Esses fatos uma vez escritos, estão para sempre registrados. Daí a importância de se cultivar o hábito da leitura, com meio de informação, lazer e desenvolvimento pessoal.

Os livros devem ocupar um lugar privilegiado em nossas vidas. São eles que apresentam o sentimento e o pensamento da época, de antes de dela e, por vezes até, a frente do seu tempo. Os detalhes da história, os fatos que a imprensa escrita não registra em função da censura própria de cada época, os livros se encarregam de nos apresentar.

Boa leitura a todos. Ler faz bem a saúde e não tem contra indicação.

Nenhum comentário: