quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Músicas novas do Johnny Cash. Quem diria!

Se há algo no mundo que me faz querer viver até 2014, é o lançamento de um disco com músicas inéditas do Johnny Cash. 


Digo "um disco com músicas inéditas", e não apenas um "disco inédito", por um motivo muito óbvio: as faixas não foram gravadas para compor um obra. Quem sabe, os mais jovens não falam ideia. Mas, no século passado, um disco (independente de ser um LP, CD, fita K7 ou qualquer outra coisa) era algo composto como um livro: com começo, meio e fim. Isso dava ao artista o status de, compositor, arranjador, músico ou, simplesmente, artista. É diferente "fazer um disco" e "fazer um monte de música", como faz o latino. Com o surgimento da "rádio-jabá", onde as gravadoras começaram a assediar as emissoras para reproduzir as músicas em troca de outros favores, inclusive financeiros, essa coisa de "gravar um disco" foi substituída por "lançar uma música". Depois, essa música foi parar na novela e o resto a gente já sabe.

As músicas novas do Cash foram organizadas para um lançamento em 25 de março de 2014. São canções gravadas no início dos anos 80. Não foram parar nas lojas porque não conseguiram fazer parte de um disco. Agora, vão ser organizadas em uma coletânea batizada de Out Among the Stars.

Cash gravou as faixas do disco em duas sessões de estúdio, em 1981 e 1984, ambas produzidas por Billy Sherrill, para a Columbia Records. As fitas ficaram guardadas e a gravadora diz ter esquecido da existência delas depois que o cantor lançou o último álbum sob o contrato do selo, Rainbow, em 1985. John Carter Cash descobriu as fitas em 2012, enquanto catalogava as gravações que ele encontrou em Hendersonville, no Tennessee, e nos arquivos da Sony Music.

 

Nenhum comentário: