domingo, 16 de junho de 2013

Gola Polo

Minha capacidade de tolerar uma festa é inversamente proporcional a quantidade de camisas gola polo que estão no ambiente. A camisa polo masculina é uma espécie de valorização da infantilidade. Com certeza, ela resulta de um modo bastante acidental de ver o mundo. A peça parte de um princípio com o qual eu concordo completamente: jovens, usando roupas sociais, como terno e gravata, no máximo se aproximarão de esforçadinhos procurando emprego ou indo para uma baile de formatura. A juventude não exerce respeito. Nem se espera que mereça respeito. O resultado disso tudo é simples: apenas homens mais velhos se vestem de forma social com alguma decência. Os outros, paspalhos com suas caras de estagiários, estão condenados a usar as camisas gola polo que as titias dão de presente no natal. É uma espece de "roupa coringa", no pior sentido que a versatilidade pode aquirir.

Quer fazer o teste? Coloque uma gravata borboleta em alguém na faixa entre 20 e 30 anos. Será a melhor representação possível de um vendedor de balões. Desses dos parques infantis. Gravatas borboletas foram feitas para crianças parecerem simpáticas, velhos não parecerem rabugentos e bartenders parecerem bartenders. Mais exemplos? O suspensório, algo prático, elegante e potencialmente mais confortável, quando comparado com a maioria dos cintos. Mas só faz algum sentido em velhos e algum gordinho com medo de perder as calças. A gola polo é uma mistura de tentativa e erro. Não foi feita para agradar. Foi pensada para pedir desculpas. O usuário, tacitamente, diz o seguinte: "Foi mal. Eu sou um paspalhão. Mas juro que levo jeito para a vida. Espere alguns anos".

Existe uma situação limite que tipifica bem minha ideia. A prova derradeira de que a camiseta com gola polo não foi feita para homens é o fato de que ela fica melhor em mulheres! Acaba valorizando o corpo feminino de forma mais adequada e não força a barra para lado nenhum. Em homens, a gola polo só faz sentido caso você esteja montado num cavalo, usando botas de cano alto e segurando um bastão de 52 polegadas com o objetivo de acertar uma bolinha oito centímetros. Todos os outros não passam de jogadores de taco.

Não sei exatamente quando a camiseta de gola polo saiu dos estábulos. Mas não foi com os lords ingleses. É provável que algum cavalo rebelde tenha lido Marx e se impressionando na ilha da Rainha Vitória. Sei lá. Certo é que o marxismo cultural é uma espécie de "tomada de consciência", como gostam de dizer. Nunca entendi bem isso de "tomar consciência". Só posso acreditar nos idiotas "tomando consciência" do fato de serem numericamente mais representativos. Deve ser isso o tal "tomar consciência".

A gola polo é tipo um funcionário de serviços gerais. Um daqueles canivetes suíços falsificados que prometem fazer centenas de coisas ao mesmo tempo e quebram na primeira empreitada dura. A versatilidade só tem espaço quando a objetividade é colocada de lado. Objetividade não é para meninos. Gola polo, sim.

3 comentários:

popeye disse...

uma história rápida camisetas com gola tem suas origens dos marinheiros genoveses que botaram a gola em sua camiseta de serviço devido ao lenço usado no pescoço para que não causasse alergia com o atrito com a pele, alias o lenço que também cobria parte das costas pelo fato de que grande parte dos marinheiros usavam o cabelo comprido e assim não sujavam a camiseta e sim o lenço retirando o no final de cada serviço .

Everton Maciel disse...

Muito bem. Gola polo foi coisa de macho, portanto. Foi...

popeye disse...

isso seria só uma origem , mas concordo plenamente que ela fica melhor nas mulheres .