quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

As Vantagens de Ser Wallflowers

Faz tempo que não comento filmes aqui, né? Nesse final de semana eu estava de saco cheio da vida, como sempre, e pensei em ver um filme bem idiota. A ideia era desopilar. Encontrei um filme chamado "As Vantagens de Ser Invisível", de Stephen Chbosky (2012). "Invisível" não é uma tradução boa para wallflowers. Mas eu não sei como seria uma tradução boa para isso. "Insociável", quem sabe. Pensei que o filme seria idiota e fui assistir.

Me enganei. O filme é a melhor gravação desde "Sociedade dos Poetas Mortos" de um drama adolescente. Eu julguei que o filme fosse ruim porque vi a Emma Watson na capa (de cabelo curto!!). Tá certo que ela é extremamente gata. Mas será sempre a retardada que fez Harry Potter. Não pensei que o filme fosse bom. 

A obra conta a história de um adolescente (Logan Lerman) que foi abusado sexualmente por uma tia durante a infância. Parece fácil de entender e padrão, no começo. Mas tem muita coisa doentia acontecendo para um drama psicológico só. O envolvimento do cara com a sexualidade é bizarro. Com um amigo gay por perto, ele tenta não se destroçar enquanto experimenta bebidas, drogas e sexo heterossexual. Parte da trilha sonora é da banda The Wallflowers e as cenas musicadas são excelentes. Dizem que tem um livro. Não li e não quero ler. O filme é bom. Selo Maciel de qualidade.

Um dos pontos fracos do filme é a ideia de amarrar a narração a um diário que está sendo escrito pelo protagonista. Não ficou interessante, mas o envolvimento do problema de infância do cara depende disso para ficar atrelado à trama. Paciência. 

O trailer também não vale muita coisa, mas...

2 comentários:

Mayara Reis disse...

Pensei que fosse idiota também. Vou ver pra ter certeza. A próposito, li isso aqui e lembrei de você. http://cultcarioca.blogspot.com.br/2013/02/rubem-alves-as-estrelas-brilham-os.html

Everton Maciel disse...

sinceramente, gosto mais desse RA aí do que um metido a teórico. Muito obrigado pela dica. E, vai com fé, o filme é melhor do que a propaganda. Mas nenhuma obra de arte.

Bj, may!