quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Mudando...

Plauto Sandro Machado Zottis é funcionário público raro: sempre chega no horário, músico amador, gosta de conhaque Dreher com Coca-cola e não tem vergonha de ouvir Legião Urbana perto dos 30 anos

Não acredito em milagres, quando só dependem do homem. Leiam, concordem, xinguem ou não. Não importa. Mas, apenas, pensem. Sei que muitos não concordarão com tudo:

As repartições públicas são tomadas por partidaristas, onde, vale aquilo que parece mais bonito aos olhos dos populistas, sendo que todo tipo de serviço prestado ao contribuinte é desesperador. Se você precisa de uma coisa, "te vira! Isso não é problema meu".

Quando algum desvio, ou algo ilícito, salta os olhos, mentem, na cara dura, que nada aconteceu, que "não é nada, é tudo intriga da oposição", como diz o mafioso Maluf.

Os sindicatos não representam mais suas categorias. Sequer os seus filiados. Fazem um jogo ambíguo. Apesar da situação não estar boa, para os sindicalistas - não confunda com os sindicalizados, a coisa nunca esteve melhor. Isso porque o interesse politiqueiro - e não político - está em primeiro lugar "e o meu carguinho, companheiro?" Se alguém se opõe, é desmoralizado, agredido, e, em algumas situações extremas ocorridas com uma frequência cada vez maior, até assassinado.

Quando o assunto é saúde pública, pessoas são tratadas como animais ou menos que isso. Não há ninguém que você conhece que está passando por problemas de saúde, e tendo dificuldades de atendimento? Se você não está com esse problema, parabéns, tem um bom plano de saúde e paga rigorosamente em dia por ele.

Pessoas mudam de postura e de ideias a cada pouco. A intenção é sempre a mesma: agradar mais uma quantia da população, em gestos completamente populistas. Desrespeitam totalmente nossa inteligência, como se não fôssemos capazes de perceber aquilo que é gritante. Sei que alguns relevam, principalmente por questões muitas vezes ideológicas. No entanto, hoje cospem nas ideologias. Ou você me apoia, ou está contra mim, e não presta. Experimente dizer um não pra ver. 

Mas você pode dizer não. Mais: você pode até não dizer nada e, mesmo assim, fazer aquilo que reclama a sua vontade. Mesmo que seja a vontade de mudar de ideia, você pode. Ninguém pode comandar os seus pensamentos, a sua personalidade.
 
Vejo alguns funcionários públicos dizendo que não se importam. Do jeito que está, deve ficar, desde que se garantam os aumentos. Outros cidadãos dizem não se importar em pagar 40% da sua renda em impostos, pois administram "cargos de confiança" para quem bem entendem.

A má notícia é que isso não mudará tão fácil, nem tão rápido. A arma que foi municiada - o uso da máquina pública para fins pessoais e a manutenção do poder pelo poder - é muito perigosa e, seja quem for que assumi-la, vai sair atirando. Uns mais, outros menos. Mas, depois, que conseguiram demonstrar que não têm preocupação nenhuma e que realmente não aconteceu nada, a coisa virou bandalheira. 
 
Não estou exaltando ninguém aqui. Não quero exaltar. A política decepciona muito mesmo, mas é nesse ponto que quero chegar: a coisa chegou a um nível de desmoralização que, nem em anos, nem em mandatos, isso vai ter uma significativa melhora. Talvez em gerações. Mas até o interesse dos jovens na política eles tentam desestimular. Aí mora um grande perigo. Explico: sabe o fanático, o vagabundo, o esmolado, o corrupto, o companheiro, o cargo de confiança, o bandido, o ladrão e aquele que está se lixando para a opinião pública?

Pois é, esses vão votar domingo. E você sabe bem em quem. E, pelo que podemos notar, somente uma coisa pode criar uma luz no fim do túnel. Você. Eu. Nós. E todos os que votaram nulo/branco ou não foram votar no último dia três. Pensar que não votar ou anular o voto vai ser melhor é ilusão. Fazer isso é concordar. Entendeu? Só vocês podem mudar algo que já se escurece no horizonte. Achei bem interessante o trecho de uma música que conheci recentemente: "Não se iluda, que nada muda se você não mudar". Nada vai mudar - mudaaaaaaaar - se você não mudar no seu pensamento e na sua atitude. Mas não é somente isso. Se você não ir lá e mudar, nada muda! E não adianta esperar - se iludir. Se você não mudar, não muda! E se você não muda, então, aceite aquilo que escolhem para você. pense... reflita... ou aceite o que os outros vão escolher por você. Pense nisso e, se fizer algum sentido, reproduza.

Nenhum comentário: