domingo, 29 de agosto de 2010

On guerreira negra (off TV)

Locutor: Então, a TV da república queimou há exatos quatro meses...

Abrem-se as cortinas

TV humilde. 14". Mesmo assim, os rapazes da baixada, em Pelotas, aproveitam aquilo que chegava ao tubo através de um cabo coaxial esquecido (gentilmente) pela empresa fornecedora de TV paga do antigo inquilino.

A pequena guerreira negra, apelido dado a simpática semp toshiba, foi, solenemente, envolta a um plástico que outrora servira de cortina para o banheiro e lançada a um recolhedor de entulho. Na baixada, imagina-se um final grandioso para a história. Afinal, muito provavelmente, um reciclador profissional pudesse encontrar reaproveitamento para os componentes eletrônicos. A doce imaginação nunca será comprovada.

Seguiram-se os meses sem TV. Aquilo que era saudade, virou lembrança; a lembrança se transformou em memória vaga; e a memória vaga deu lugar a tudo aquilo que aparecia na TV, mas pode ser acessado através da internet.

A diferença mostrou-se positiva: sem intervalos comerciais e com objetividade. Nada de esperar vendo bobagens por um programa interessante. A diferença entre aquilo que é bom e ruim se limita a poucos cliques. O valor gasto com a energia consumida pela pequena TV (gigante em consumo: 2500 watt!) foi convertido em 10mb de internet ilimitada.

Os moradores da bichada se retiram de cena, para frente de seus desktops ou notebooks.
Fecha-se as cortinas.

Nenhum comentário: