sexta-feira, 2 de julho de 2010

Imagens ou fotografias? Ontem, hoje, sempre

A história da fotografia tem um começo controverso - no século 19 - e um final bastante fuleiro com a popularização das máquinas digitais. Estabelecendo como fotografia a captura mecânica da luz, não é possível encontrar muitas características artísticas naquilo que um homem é capaz de produzir com uma máquina fotográfica. Isso, se nos restringirmos apenas ao conceito daquilo que o instrumento é capaz de fazer. Afinal, sabemos que a arte é uma produção humana. Sendo a fotografia uma captura mecânica, não sobra muito para ser discutido nesse sentido. No entanto, sabemos que a arte não é formulada exatamente de conceitos tão retos. Ora, sobra espaço para sentimentos que não podem ser verbalizados com tanta facilidade.

Quando eu disse que a história da fotografia havia chegado ao fim, quis dizer que a fotografia digital não se caracteriza pela captura mecânica de luz. Isso se aceitarmos, claro, digital e mecânico como conceitos antagônicos. Desta forma, aquilo capturado digitalmente é outra coisa, com outro nome e outras características. O problema no conceito de "máquina fotográfica digital" está justamente em colocar as palavras "fotográfica" e "digital" lado a lado.

Sabemos que máquinas digitais profissionais ou, mesmo, semiprofissionais têm como finalidade a exposição - através de dispositivos eletromecânicos - de uma superfície que tenta imitar um filme. Mesmo assim, ainda temos outra coisa, bem diferente da fotografia como a conhecíamos durante a maior parte do século 20. O velho filme deu lugar a uma placa sensível à luz. Ponto. Nova linha.

O que há de mais moderno na captura de luz é a chamada fotografia High Difinition. No exemplo que eu resolvi pegar são 26gigapixels. Isso mesmo: gigas. Neste caso, só mesmo três "fotógrafos": Kolor Autopano, Arnaud Frich e Matin Lover. As dimensões da imagem são as seguintes: 354.159 px (horizontais) e 75.570 px (verticais).

E você pensava estar abafando com aquela quinquilharia digital de 12mpx que trouxe do parágua...

Ainda não sei exatamente como esse tipo de imagem é capturada. Portanto, não consigo dizer se se trata de fotografia ou qualquer outra coisa. Mesmo assim, as dimensões assustam. O chato de trabalhar com conceitos e critérios claros é isso: se não queremos sair por aí falando qualquer besteira, precisamos rever tudo de novo.

Nenhum comentário: