sábado, 28 de março de 2009

Crente que esteve em Santa Rosa é um seminarista fantasiado de cientista

Adauto J. B. Lourenço, crente que se auto-apresenta como “cientista adepto da teoria da criação”, proveniente de um seminário cristão, chamado de Bob Jones, com status de universidade, nos Estados Unidos, esteve em Santa Rosa para um ciclo de palestras. Adauto se apresentou no Centro Cívico e Cultural Antônio Carlos Borges, na quinta-feira. Já na sexta e sábado, ele foi para seu devido lugar: o púlpito da Igreja Batista.

Infelizmente, não pude ver a palestra de Adauto no Centro Cívico (estava no fechamento do jornal onde trabalho). Na Igreja Batista, não entro para evitar boatos sobre minha honestidade intelectual. Então, vi a palestra dele pelo YouTube.

Adauto não é cientista. É um crente. Só um crente pode imaginar que caímos aqui por causa de um "desing inteligente". Não há evidências sobre as sentenças malucas de Adauto ou dos outros crentes.

O argumento do pastor com roupa de cientista é simples: "um universo, tão complexo, não pode ter se formado por força da casualidade. Então, Deus existe".

Isso se trata de uma falácia conhecida no mundo da filosofia e da ciência. Chama-se "argumentum ad ignorantiam" (apelo à ignorância). Adauto diz: "o DNA humano é extremamente complexo para surgir com a evolução". Então, foi projetado por um desing inteligente? Não seja simplista, amiguinho! Não somos os menores mentais que vão visitar sua igreja. Não somos suficientemente pequenos para pensar que algo que não participa da realidade a criou!

Não adianta explicar para um crente que a evolução das espécies (que nada tem haver com a criação do universo, algo muito mais amplo) é justamente o contrário da casualidade.

Aqui, posto um vídeo com um usuário do YouTube dando uma lenha danada no palestrante que levou centenas para ouvir sua besteiras, enquanto esteve em Santa Rosa. Pelo menos, nosso amigo anônimo da internet é bem humorado. Vale algumas risadas. Já Adauto Lourenço... bom, deixa-o no púlpito da igreja. Mesmo assim: lembrem-se de avisá-lo para não reclamar valor de ciência para esse conjunto de crendices.


2 comentários:

Nairo e Clau disse...

Nobre colega Everton, eu te amo e tu sabe disso, não cremos nas mesmas coisas..lamento por vc nao saber discernir as coisas espiritualmente e viver só na carne.. tu tem algo dentro de ti q não é matéria, nao veio da evolução, e tu nem encherga e qualquer ciencia ou cálculo explica..é a tal da alma..acho interssante sair um pouco desses ventos de doutrinas q t levam de um lado para o outro e tentar
vislumbrar algo q esta acima da sua razão.


Att. Nairo

Barone disse...

Muito bom o vídeo !!