sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Mais um carnaval

Everton Maciel, do Jornal Noreste desta sexta-feira (27)

O público fez o evento ser ilustre. Independente dos números colocados na praça pelos organizadores, jornalistas e palpiteiros de plantão, o Carnaval Popular de rua de Santa Rosa se mostrou forte mais uma vez. A avenida Santos Dumont esteve lotada e boa parte do Centro da cidade participou diretamente da festa, estendia por bares, restaurantes e QG's dos blocos. Nada acontece por acaso e o sucesso tem suas razões. Alguns motivos são negativos, outros positivos.

Entre os fatores negativos o mais evidente é: não há nenhuma cidade da região com calendário expressivo de evento no domingo de carnaval. Três de Maio, Horizontina e Santo Cristo já têm suas datas consagradas. Entre os motivos positivos esteve a boa atuação da prefeitura municipal - organizadora do evento -, a animação da banda municipal, com suas marchinhas tradicionais, e a presença da escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina, que apesar de desfilar no Porto Seco na noite anterior, enviou uma representação para Santa Rosa e, mesmo tendo viajado o dia todo, consegui marcar presença como ninguém. No caso da escola de samba, a falta de experiência e a ausência de preparo para a passagem de som atrasou o início da festa. Mesmo assim, foi o grande brilho da noite.

Dentro desse contexto, os pontos negativos devem-se a falta de experiência e sensibilidade de alguns poucos. Quarenta minutos de discurso político não é bem-vindo nem por gregos nem por troianos. Faltou sensibilidade das nossas autoridades. Tudo bem. Todo mundo quer aparecer na foto. Mas faz a foto e vaza, deixando espaço para a diversão. Poderia ser bem mais simples: registra-se a presença e salta fora do palco para a festa continuar. Lembrarão disso no ano que vem. Nenhum folião está preparado para comício fora de época. Carnaval fora de época é melhor.
Fora isso, tivemos um grande evento. Não ficamos devendo nada para as cidades vizinhas, apesar de não termos recebido um número expressivo de visitantes de fora. Pena. Perderam a festa. Eis um ponto que precisa ser pensado para os próximos anos. Os foliões de Santa Rosa gostam de visitar. Devem gostar de receber visitantes.

Outra medida de bom tom é a discussão da ampliação dos horários do transporte coletivo. Muitos deixaram de aproveitar o evento até o final – por volta das 2h30, bom horário! – por falta de condução para casa. Outros não puderam chegar perto das bebidas alcoólicas, pelo mesmo motivo: o bom-senso falou mais alto e foram obrigados a voltar para casa dirigindo, sem álcool na cabeça. Trata-se de uma questão simples de ser solucionada: basta um telefonema dos organizadores para a empresa concessionária do transporte público para agendar mais dois ou três horários estendidos durante a madrugada. Mandem a nota informando a comunidade. Nós, jornalistas, divulgamos na rádio, jornal e TV. Sem estresse.

Aliás, foi um carnaval sem estresse, mesmo. Não tivemos exageros na área policial, poucas reclamações de pessoas que se sentiram perturbadas com a folia e bastante respeito. Legal!

Santa Rosa está de parabéns.

Nenhum comentário: