segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Santo Cristo (RS): um "vilarejo"?

Everton Maciel, de Santa Rosa

Essa informação chegou ao e-mail do Capeta, através do colega Claudiomiro Sorriso, jornalista da Empresa Jornalística Noroeste. Concordo com ele: realmente, a matéria da Revista Exame é uma aula de preconceito. A publicação da Editora Abril chama a cidade de Santo Cristo, vizinha de Santa Rosa, de “vilarejo”. A tentativa de reportagem, escrita pela correspondente Suzana Naiditch (Porto Alegre), é uma comédia. Suzana aplica o tradicional olhar etnocêntrico de uma provinciana metida a besta, que vem da “Capitar”, para tentar reportar a “realidade” no interior do Rio Grande do Sul.

A matéria é sobre o executivo francês Christophe Auger, novo presidente do grupo Quero-quero. A empresa santo-cristense, recentemente, teve 97% das suas ações passadas ao controle da Advent, multinacional americana.

A Exame é uma revista voltada ao público executivo (e aos que pensam ser isso). Mesmo assim, nem um grupo tão reduzido pode ter sua inteligência desrespeitada.

A matéria escrita por Suzana faz, ainda, comparações absurdas, tipo:

- “Em Giruá, a cerca de 100 quilômetros de Santo Cristo, viu-se uma multidão atraída à loja da Quero-Quero pelo sorteio de um frango assado para o almoço. A idéia, que foi do gerente daquela unidade e também de um radialista popular, funciona ali, mas talvez não em outros lugares”, diz Luiz Alves, sócio do Advent que negociou a compra da empresa.

A idéia comparativa pode até ter partido do executivo, mas o foco é todinho de Suzana. Leia e fique a vontade para se indignar.

Um comentário:

Fabio disse...

Além do preconceito ela não checou os dados. Se não me falha a memória de Santa Rosa a Giruá são 18km e mais 18km até Santo Cristo. Por este cáculo estamos mais para 36km do que para 100km.
C'est la vie...