quinta-feira, 3 de abril de 2008

Formação Intelectual

Júnior Grings

Nesse semestre, todas às terças-feiras, eu tenho o prazer de contemplar um dos maiores nomes da filosofia brasileira, Dr. Claudio Boeira Garcia. Renomado professor de filosofia política; um camarada fascinante que fala pelos cotovelos... se formos ver a fundo ela não fala, ele discursa. Discorre com perfeita conexão naquilo que aparentemente não tem conexão alguma. Boeira Garcia sabe o que fala, tem critério, e dificilmente o pegamos em algum possível erro. Bem diferente do que aquela figura dele aparenta, uma pessoa tranqüila, sempre de chinelos e bermuda, uma barriga já emoldurada por algumas cervejas a mais, e seu inseparável cigarrinho.

Todavia, o que me faz citar esse nobre professor nesse espaço, não é a sua peculiaridade ou o seu profundo conhecimento. Trago-o até esse espaço para quase emoldurar uma de suas afirmações.
E eu disse quase por questões obvias que não estou a fim de falar agora, é só o leitor do capeta conferir um dos meus textos anteriores. Boeira Garcia disse que não podemos ser filósofos, sociólogos ou historiadores. Segundo ele, podemos no máximo ser estudantes e pesquisadores, dedicados ou não. Quem vai nos conferir a notoriedade são os outros, isso vai se dar com o passar do tempo, com o conjunto da obra.

No fundo, o que esse professor tão camarada quer dizer é que toda e qualquer formação intelectual não pode, e não é puramente acadêmica. É uma formação de dedicação, pesquisa, convívio, e muito suor. As pessoas não pedem para ver o diploma de Kant, Hegel, Descartes, para criticar ou elogiar as suas obras.

Para pensar, narrar, discutir, falar, dissertar, escrever ou mostrar alguma coisa, não se precisa formação alguma. A validade dessas produções será dada pelos seus apreciadores. São eles que dirão se isso tem importância ou não. Buscar formação para realizar as ações citadas aqui é importante como um atalho ao processo, mas não é, e nunca será, um fator determinante para alcançá-las.

Um comentário:

Anônimo disse...

Renomado