domingo, 23 de março de 2008

Despertar de Uma Paixão: vale a pena conferir

Everton Maciel

Como sempre, assisti vários filmes nesse final de semana. Muitos não merecem sequer citação, mas um não poderia ser deixado de lado. Despertar de Uma Paixão, baseado no romance O Véu Pintado, de Somerset Maugham, é uma obra plástica. Além de uma das fotografias mais lindas que vi nos últimos anos, o filme é a contramão da tradição cinematográfica. Ele não especula, apenas, a infelicidade de uma mocinha que não gosta do marido com quem se viu obrigada a casar. Vai muito além: o começo do século 20 não trazia, como se propõe, apenas desgraças e infelicidade para os casamentos arranjados. Na maioria das vezes, homens e mulheres aprendiam a amar. Mas um tema assim teria, certamente, menos bilheteria que uma paixão proibida e um marido obsecado.

Despertar de Uma Paixão consegue inverter essa lógica. É fabuloso! E, se não bastasse, o diretor John Curran escolheu uma das regiões mais lindas da China para rodar a obra. Edward Norton e Naomi Watts cumprem papéis dignos de moldura.


Sinopse:
Após a descoberta de um amante na vida de sua esposa, Walter Fane (Norton), um respeitável e introspectivo bacteriologista, aceita trabalho voluntário em um pacato vilarejo na China, infectado pela cólera. Sem opção, Kitty (Naomi) muda-se com ele. Ambos embarcarão em uma grande jornada de reclusão e auto-conhecimento, num dos lugares mais bonitos e remotos do planeta.

Assista o trailer e ouça a música Gnossienne No. 1 Erik Satie, tema do filme, interpretada por Renê Gontijo.










Nenhum comentário: