quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Tropa de Elite: versão pirata reproduzida nas escolas de Santa Rosa

Everton Maciel

Um dos filmes mais polêmicos e mais pirateados da história do Brasil, Tropa de Elite, do diretor José Padilha, está em cartaz no cinema de Santa Rosa. Como ainda penso que o boca-a-boca é a melhor propaganda, andei conversando com muitas pessoas sobre a película.

Pasmem! Alunos de escolas públicas e particulares de Santa Rosa admitiram já ter assistido ao filme dentro das salas de aula.

Tropa de Elite sequer foi lançado em DVD. Se as escolas fizessem a reprodução dessa forma, ainda assim, seria um crime tendo em vista que os discos fornecidos pelas locadoras são destinados à reprodução caseira. O agravante é esse: os filmes apresentados aos alunos nas escolas são piratas!

Telefonei para as quatro escolas denunciadas pelos alunos e, claro, nenhuma delas admitiu ter reproduzido Tropa de Elite. Que coisa, não?

Da parte dos professores: um péssimo exemplo de honestidade. Por parte da legislação brasileira e do atual sistema de distribuição da nossa produção cultural: a demonstração empírica de que o sistema já está morto e enterrado, precisando de revisão urgente.

No cinema Municipal, onde o filme deve ser visto, ele está em cartaz no sábado, às 21h; domingo, às 19h e 21h; e segunda-feira, às 21h. Não custa lembrar: o cinema de Santa Rosa é um dos mais baratos do Estado. O ingresso custa R$6; estudantes e idosos (acima de 60 anos) pagam R$3. Não tem desculpa furada!

Nenhum comentário: