segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Não sou assessor de imprensa, pô!

Everton Maciel

Como sempre faço, estive atento aos principais jornais da imprensa regional no final de semana.

Resumindo o baile: a única matéria sobre o 22º Musicanto que circulou foi escrita por este repórter aqui. Todos os jornais que li publicaram, com alterações mínimas, a mesma reportagem! Será que o leitor consegue dimensionar que grau de desrespeito é esse?

Depois do advento da internet nossos periódicos da região Noroeste do RS limitam-se a, descaradamente, copiar, colar e editar – mal e porcamente – as matérias que circulam na rede mundial de computadores. O que é pior: sem crédito ao repórter responsável, citação de fonte e autorização para fazer a reprodução. Ou seja, estamos falando de um roubo. Roubo de propriedade intelectual.

Sinceramente, essa foi a gota d’água para que eu pudesse dizer o que já disse nas entrelinhas deste blog: a imprensa no interior limita-se a um ctrl, c/ctrl, v descarado.

Se essa prática ficasse restrita aos relesses das assessorias de imprensa, vá lá. Mas reportagem custa caro! Amanhã, ou depois, demite-se uma redação inteira em troca de um único editor (copiador no caso). Empregos estão em jogo!

Duas atitudes serão tomadas, a partir de agora: formalizei a reclamação, e suspenderei, dentro dos próximos dias, minha contribuição sindical, se alguma providência não for tomada. E mais: os próximos plágios serão registrados pelo blog, com nome do veículo e do editor responsável pelo roubo.

Cansei.

Nenhum comentário: